terça-feira, 13 de julho de 2010

O Dia Mundial do Rock: com minha idade.

 KY - Guitarra-e-Coração

Trilha sonora incontestável dos jovens do século 20, o rock também encanta adultos! Apesar de ser um estilo musical caracterizado pela “rebeldia” e pelo “apelo” ao barulho, ele não deixa de nos contagiar, nos fascina… dos pés à cabeça. Pois trata-se de uma rebeldia CONSCIENTE, principalmente quando se alia o divertimento todo, ou as motivações artísticas, às causas sociais mais importantes: a exemplo, um sujeito chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, promoveu em 1985 [data do meu nascimento!] um concerto beneficente, o “Live AID”, que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia - continente Africano. O Live AID começou agitando Londres, na Inglaterra, e a Filadélfia, nos Estados Unidos, simultaneamente. Era 13 de julho. De lá para cá, a data ficou consagrada em todo o mundo.

Entre as atrações do primeiro festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

Em 2005, o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 – principais economias do planeta – e na África do Sul. . Reivindicava-se que os países credores perdoassem a dívida dos africanos afetados pela fome. Marcaram presença REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

No entanto, essa é mais uma daquelas histórias que não pode ser resumida em poucas datas, ou em três acordes. Muito menos deve ser uma celebração de um dia somente. Inclusive, atribui-se ainda à data presente, o cabeço de Dia do Cantor. Aquele que usa a voz como instrumento de trabalho, o vocalista que nas bandas de rock é geralmente a figura mais atuante e evidente, quando não acompanhado do cantor de apoio (ou, o grupo coral) que canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música.

A Lei Nº 3.857, de 22/12/1960, dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de músico e para tal foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil. É ela que exerce, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do respectivo sindicato.

Mas vamos ir ao que interessa mesmo: ouvir um som maneiro! Nada melhor do que fazer isso para exaltar, solenizar o dia que chegou. Para tanto, visitem a Rádio UOL, pois ela preparou canais especiais com o melhor do rock and roll. Estejam certos disso, têm muitos sonsaços a um simples clique do mouse.

Então, som na caixa! Que eu vou indo; e é isso aí!

(Y)

 

Thúlio Jardim. Recife, terça-feira, 13 de julho de 2010.

 

 


Links Recomendado:

Abril.com | Especial - Dia Mundial do Rock

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Google Analytics Alternative