sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Retratação

 

É um pedido de desculpas. É uma reparação de algo de você disse quando não devia ter dito. Retratar é voltar atrás, reconsiderar, tratar novamente a coisa por outro ângulo. De acordo com o Dicionário AURÉLIO, a (1) confissão de um erro; (2) Declaração que retrata, ou seja desdiz outra anteriormente feita; (3) retirada ou anulação duma proposta por arrependimento do proponente.

Antigamente, até a chegada do Acordo Ortográfico de 1990, usava-se “retractação” com sentido diferente a “retratação”, pelo que notei no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Separava-se a primeira forma para os pedidos de desculpas, enquanto que a segunda geralmente se encarregava dos atos de tornar a tratar de algo ou, simplesmente, de mostrar a imagem num quadro qualquer.

Veja-se como ainda há confusões quanto ao uso, por exemplo, nas páginas retratar ou retractar e retratação ≠ retractação. Perceba, no entanto, que esta segunda página é de Lisboa, em Portugal. O que demonstra que pode haver pequenas variações nos diferentes países de linguajar semelhante. É interessante, então, que se dê uma lida sempre nos acordos mais recentes: veja o especial do ig Educação sobre o assunto e guarde este Guia Prático da Nova Ortografia para se manter atualizado.

 

KY - Desculpas

Após este intróito, devo ir direto ao ponto: este aqui é um pedido meu de desculpas pela demora em apresentar novo conteúdo neste blog e também é a referência (o retratar) para uma outra postagem feita aqui.

Vamos começando com as justificativas da demora. Estive eu com sérios problemas no computador de casa, mais especificamente com o Windows XP (há mais de um sistema em minha máquina…). Não tive como atualizar meu Twitter ou Tumblr, e outras redes afins – excetuando o novo Google Buzz que, por enquanto, ainda funciona na empresa onde trabalho.

KY - Internet RuimIndependentemente da versão do Sistema Operacional, afinal os problemas podem acontecer em qualquer uma, eu precisei formatar e reinstalar os programas um por um, o que certamente levou muito tempo e demandou esforço mental e físico de mim [sério!]. Não importando também se a perda dos dados se deveu a formatação (o que é fato!), a questão é que tudo, acredito, foi conseqüência de um ataque de vírus, pois MINHA INTERNET NÃO FUNCIONAVA, certamente porque meu irmão mais velho desandou em abrir arquivos infectados. O meu antivírus apresentava problemas na atualização, páginas ficavam a carregar “eternamente” etc.

Por isso tudo, hoje tomo como muito importante o adotamento de medidas preventivas! Para evitar problemas ulteriores, eu, de pronto, criei backups e fiz um CD Bootável (disco de resgate) com o Acronis.

KY - Amigo Oculto Agora, só falta eu tratar novamente de um assunto de outro artigo deste Blog: Amigos Imaginários. Criada a idéia do texto no dia 14 de Fevereiro, entretanto eu mantive-o OCULTO até a chegada do dia de ontem, quando coincidentemente passou na tevê, em Festival de Sucessos da rede Globo, o Amigo Oculto. A descrição já tá bem detalhada neste link, por isso não acrescento muito sobre este filme. Até porque a temática dele estaria mais para dupla-personalidade do que para a existência, ainda que numa mente infantil, de um Amigo Imaginário. Na verdade, o amigo era inimigo, e o inimigo era para ser amigo – quanta confusão, hein!? E, para ser mais complexo ainda, o amigo/inimigo não era totalmente oculto e, por isso, melhor seria que o longa se chamasse “O QUASE-OCULTO”.

De toda maneira, o filme nos induz o tempo todo a acreditar na “existência” do amigo imaginário da garota que protagonizava a cena, representada por Dakota Fanning – ela tá um mulherão hoje em dia…! Fiquei surpreso. Não só com o final do filme e com a cara atual da garota, mas com o fato de o mesmo retratar o assunto criado por mim, mais de uma semana atrás, ainda no corrente mês. Não bastasse isto, se não me falha a memória, em janeiro deste mesmo ano passou outro filme com a temática igual, desta vez protagonizado por Haley Joel Osment. Enfim…

Peço que leiam o texto escrito por mim em “Amigos Imaginários”, para maiores informações.

Um grande amplexo a todos! Recebam minhas desculpas… Estou ficando por aqui. Tchau!

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Google Analytics Alternative